sábado, 16 de junho de 2012


                            Gestalt

Palavra de origem alemã e significa "dar forma, configuração, totalidade". Os precursores da Gestalt são o físico Ernst Mach,  filósofo e psicólogo Christian Von Ehrenfles e Kruger. Já no final do século XIX eles estudavam a  percepção, entendendo-a como totalidade e não como a soma de elementos isolados. E estudavam os fenômenos psicológicos em seus aspectos naturais, enfatizando a mensurabilidade. É uma teoria, uma técnica, uma arte que vai ao encontro do ser humano propondo um revisitar do que ficou perdido ao longo do tempo. A proposta da Gestalt é trabalhar o homem para que ele possa se rebuscar e se redescobrir, encontrando o verdadeiro sentido de ser. A Gestalt trata sobre o processo em que seu cérebro percebe, interpreta e organiza as informações visuais que vemos por aí. O cérebro organiza naturalmente aquilo que vê (objetos, cenários, interferências, etc) seguindo alguns padrõe racionais, que a Gestalt categorizou em quatro pilares. A Gestalt afirma o princípio de que demos as coisas sempre dentro de um conjunto de relações e isso contribue para alterar nossa percepção das coisas. Os psicólogos da Gestalt descobriram diversas leis da percepção, que são comuns a grande maioria das pessoas: Unidade, Segregação, Unificação, Fechamento, Continuação, Proximidade, Semelhança e Pregnância da forma.

Um comentário:

  1. Observe bem a sequencia das imagens dos trabalhos que você tem postado e veja se lhe ocorre algum INSIGHT para colocar na Criação Final.

    ResponderExcluir